A importância do Censo Demográfico na sociedade

A importância do Censo Demográfico na sociedade


Fonte: Nodebox.net

O censo demográfico é uma importante ferramenta que permite a coleta de informações sobre a população de um determinado país ou região em um determinado momento. Essas informações são cruciais para o planejamento de políticas públicas, para a tomada de decisões empresariais e para a compreensão dos dados demográficos de uma sociedade.

Quem somos? Quantos somos? Onde vivemos? Como vivemos?

Já parou pra pensar nessas perguntas?

Se não, saiba que esse é o papel do censo demográfico. Através dele, é possível fazer um retrato da sociedade brasileira, uma vez que é realizado a coleta de dados de todos os moradores por meio de uma entrevista domiciliar. Essa pesquisa é realizada a cada 10 anos e antes de ser executada, precisa passar por um teste experimental para checar e verificar os procedimentos necessários.

O principal órgão responsável por essa atividade é o IBGE, sendo o recenseador, aquele que realiza as entrevistas em cada domicílio de um determinado setor. Junto com ele, estão Agente Censitário Supervisor (o que supervisiona o recenseador e faz a elaboração e análise de um setor censitário) e Agente Censitário Municipal (o que controla a coleta de dados e os setores de determinado espaço geográfico).

Todas as pessoas, sem exceção, devem ser recenseadas!

Mas é obrigatório?

Sim, conforme a lei 5.534, todos são obrigados a prestar informações solicitadas pelo IBGE, ou seja é um dever seu contribuir para a coleta de dados estatísticos. Caso se recuse a cumprir, você estará sujeito a pagar uma multa de até 10 salários mínimos e poderá dobrar, caso seja reincidente. Não é algo que se deva preocupar ou recusar, pois as informações coletadas são sigilosas e uma vez que responde, você estará contribuindo para o futuro do seu país. Por isso, colabore sempre! O mais importante é pensar que os dados coletados serão utilizados para promover políticas públicas e investimentos no setor público e privado.

A realização do censo demográfico serve como base para a elaboração de políticas públicas, pois as informações coletadas permitem que o governo tenha os dados necessários da população brasileira, e assim, é possível identificar as principais necessidades da população no âmbito da saúde, educação, segurança, habitação, entre outras.

Por fim, para que o censo seja realizado de maneira eficiente, é importante que a população saiba colaborar, respondendo corretamente às perguntas realizadas pelos recenseadores. Na maior parte das vezes, essa pesquisa costuma ser rápida e os dados coletados são sigilosos, garantindo toda a segurança e o retrato fiel da população brasileira.

Referências:

Comentários

Postagens mais visitadas